top of page

Livros de Olívio Jekupé (convidado da Mesa de Encerramento do evento)

A mulher que virou Urutau

Olívio Jekupé e Maria Kerexu 

Pandabooks: https://www.pandabooks.com.br/infantil/cultura-popular/a-mulher-que-virou-urutau

Esta é a história de uma bela índia que se apaixona por Jaxi, o Lua. Para saber se o sentimento é verdadeiro, Jaxi resolve colocar em prova o amor da jovem. Esta é a lenda guarani sobre o pássaro urutau, ave que possui uma diferente estratégia de camuflagem: ficar imóvel nos troncos das árvores, de olhos fechados, para não chamar a atenção dos predadores. Por meio da lenda é possível discutir a relação entre essência e aparência, valores e virtudes, além da própria cultura indígena. O livro traz o texto em português e em guarani, além de dados informativos sobre o pássaro urutau.

urutau.jpg

Ajuda do Saci. Kamba´i

Olívio Jekupé

DCL: https://editoradcl.com.br/livro/ajuda-do-saci-kambai/

Em edição bilíngue – português e guarani –, Olívio Jekupé conta a história de Vera, um indiozinho que queria estudar na escola dos não índios. As aquarelas de Rodrigo Abrahim captam a atmosfera alegre e corajosa dos indígenas, em sua luta para defender-se dos não índios.

saci.jpg

500 anos de angústia

Olívio Jekupé

Scortecci Editora: http://alb.org.br/livraria/500-anos-de-angustia-poesia/

500 anos de angústia, é um livro de poesia e que publiquei a primeira vez em Londrina numa gráfica, e esse livro foi uma forma de mostrar ao Brasil que nós indígenas não ficamos felizes no ano de 2000, porque a sociedade comemorava os 500 anos do de cobrimento, mas para nós indígenas não tinha sentido comemorar isso, porque passamos 500 anos sofrendo nas mãos dos juruakuery (não índios).

500.jpg

Vera, O Contador De Histórias 

Olívio Jekupé

Peiropolis: https://www.livroselivros.com.br/catalogo/produto/74690/VERA-O-CONTADOR-DE-HISTORIAS

A tradição oral indígena, transmitida de geração à geração, ganha, com a coleção Memórias Ancestrais, a oportunidade de se perenizar no coração de todos nós. Em cada livro, podem ser encontrados os mitos e as lendas de criação e a cosmovisão do povo brasileiro, recontados por autores indígenas e ilustrados pelas crianças das tribos. Histórias para ler e contar com o coração. Memórias Ancestrais é composta de doze títulos, cada um deles dedicado a resgatar os ensina-mentos das diversas nações indígenas brasileiras. A coleção foi coordenada por Daniel Munduruku, da nação Munduruku, que tem formação em Filosofia e Antropologia Social, integra o corpo docente da Fundação Peirópolis e é autor de Meu Vô Apolinário, Coisas de Índio, Histórias de Índio e O Banquete dos Deuses.

Imagem1.jpg

As Queixadas e Outros Contos Guaranis

Olívio Jekupé

FTD: https://ftd.com.br/detalhes/?id=5420

Coletânea de sete contos da cultura guarani, de cinco autores. A maior parte deles conta a origem de alguma coisa: por que é tão difícil caçar o urubu-rei; a origem do sol e da lua; por que os sapos fazem tanto barulho à noite; como um menino valente colocou
limites ao sol, ao vento e ao frio; a primeira e única moça que virou sereia; um coelho silvestre (tapixi) tímido, mas curioso; o indígena que conheceu a Terra sem Males (Yvy Marãhe’y).

QUEIXADAS.jpg

O Tupã Mirim. Pequeno Guerreiro

Olívio Jekupé

Leya

Tupã Mirim é um jovem índio muito esperto e companheiro. Ele gosta de ir até o lago perto de sua aldeia e de ver os adultos caçarem, e sempre está com seus amigos quando eles fazem competições para ver quem nada mais rápido ou quem sobe primeiro nas árvores. Um dia, porém, Tupã começa a se sentir triste e excluído das atividades feitas pelos jovens, já que possui um problema que os demais índios não têm.

tapua.jpg

A volta de Tukã

Olívio Jekupé

Kazua: https://www.editorakazua.net/infantil/a-volta-de-tuka-de-olivio-jekupe

Em “A volta de Tukã”, do escritor indígena Olívio Jekupé que fora ilustrado por Osvaldo Piva, conta-se, em uma narrativa infantil, a história da vivência de uma família indígena com um filhote de tukano. Este, depois de adulto, volta à floresta mas como um filho pródigo volta ao lar com uma adorável surpresa.

tuka.jpg
bottom of page